Flamingo-pequeno
Phoeniconaias minorSobre
A tachã é uma ave também conhecida por inhuma-poca, anhumapoca, anhupoca, chajá, anhuma-do-pantanal, tarrã (Rio Grande do Sul) e tachã-do-sul. Atingem 80 cm de altura e podem pesar em torno de 4kg. Possuem a coloração pardo-acinzentada escura, com algumas manchas brancas. O pescoço é contornado por uma gola negra realçada por uma segunda penugem branca. A face superior da asa é negra, com grande área branca visível durante o vôo, a face inferior da asa é totalmente branca. As pernas são vermelhas, curtas e fortes e os três dedos da frente estão unidos por uma membrana interdigital rudimentar. ocorre na região sul do Brasil e nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, bem como em outros países da América do Sul como Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina. Ave símbolo do estado do Mato Grosso. É monogâmico e territorialista. Possui um esporão enorme no cotovelo da asa, visível quando está pousado ou quando voa. Apesar de seu peso, consegue pousar na água, nadar e dali levantar voo sem muito esforço. Muitos caçadores não gostam do tachã porque ele dá um alarme quando vê algo estranho e acaba afugentando a caça. Referências Bibliográficas: Dados da IUCN – Wikiaves: https://www.wikiaves.com.br/wiki/tacha – Aves catarineses: http://www.avescatarinenses.com.br/animais/1-aves/430-tacha/2964
Curiosidades
Nome em inglês: Southern Screamer
Constrói seu ninho com folhas emaranhadas sobre um arbusto ou árvore pequena, sempre sobre a água. Coloca de dois a sete ovos, chocados durante cerca de 45 dias.
Alimenta-se principalmente de folhas de plantas aquáticas e complementa sua dieta com insetos e moluscos que encontra no brejo.