VISITAS EDUCATIVAS - RECONECTA

Conhecer, se conectar e agir para proteger a natureza

Que tal aprender sobre o mundo das plantas e dos animais e se conectar com a natureza? Vem pra cá e viva uma aventura com os roteiros educativos do Programa Reconecta!

Por que escolher o Reconecta?

Conexão com a natureza

Você se conecta com a natureza por meio de uma visita recheada de aprendizado e guiada por educadores especialistas sobre o mundo das plantas e dos animais.

Para todos

Roteiros temáticos criados para que estudantes e professores de escolas e universidades possam vivenciar, aprender e se encantar com a atuação do Zoo de SP e Jardim Botânico de SP.

Dentro das diretrizes

Articulado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com a Educação para Conservação de Associações Nacionais e Internacionais de Zoológicos e Aquários e de Jardins Botânicos.

O ROTEIRO IDEAL PARA A SUA TURMA

Que tal escolher a melhor experiência para visitar o zoológico?

No Programa Reconecta oferecemos 3 possibilidades de visitas educativas:
Roteiro educativo para escolas

Com a atuação da nossa equipe de educadores, os estudantes podem se encantar e aprender sobre o mundo das plantas e dos animais. Conheça nossos roteiros de 1h ou 2h de duração e venha para o Zoo SP!

Roteiro educativo para escolas

Para (re)conectar crianças e adolescentes com a natureza, oferecemos diversos roteiros de visitas educativas no Zoo de SP.

Experiência Papo Animal:

Os estudantes poderão viver uma experiência única em um bate-papo interativo sobre o Zoo e seus animais com nossos educadores, cheio de informações, dicas e curiosidades para enriquecer ainda mais a visita livre ao parque com os professores.

1h de mediação + visita livre/autoguiada pelo Zoo SP

Todos os níveis de ensino.

Segundas, quintas e sextas-feiras. Consulte horário disponível.

Experiência Aventura Animal:

Os estudantes poderão realizar roteiros educativos temáticos, aprofundando o conhecimento e a conexão com a natureza. Conheça as opções de temáticas de acordo com cada nível de ensino.

2h de visita educativa com educadores do Zoo SP

Segundas, quintas e sextas-feiras. Consulte horário disponível.

Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental I
– Roteiro “Qual é o Bicho?”

Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio
– Roteiro “Riquezas do Brasil”
– Roteiro “Expedição África”
– Roteiro “Vida de Bicho”

Agende a sua visita

    Formulário de interesse






    Pedido de agendamento feito com sucesso.


    Agora é só esperar o e-mail do nosso setor comercial, lá você pode
    confirmar o dia, consultar disponibilidade e ver as formas de pagamento
    disponíveis.

    Visita livre para escolas

    Faça o agendamento de seu grupo escolar para vivenciar uma experiência autoguiada (livre) com seus alunos no Zoo SP e receba nosso material educativo para apoiar sua visita. Para agendar sua visita, preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo e-mail: agendamentos.escolas@reservaparques.com.br

    Experiência sem mediação para escolas

    Faça o agendamento de seu grupo escolar para vivenciar uma experiência autoguiada (livre) comseus alunos no Zoo SP e receba nosso material educativo para apoiar sua visita.

    Para agendar sua visita, preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo e-mail: agendamentos.escolas@reservaparques.com.br

      Formulário de interesse






      Pedido de agendamento feito com sucesso.


      Agora é só esperar o e-mail do nosso setor comercial, lá você pode
      confirmar o dia, consultar disponibilidade e ver as formas de pagamento
      disponíveis.

      Visita Técnica para Universidades

      Acompanhe a equipe de técnicos numa experiência imersiva nos bastidores do Zoo SP! Conheça as modalidades de roteiros para diversas áreas do conhecimento!

      Visitas técnicas para universidades

      Estudantes de universidades e cursos técnicos terão a oportunidade de vivenciar o zoológico, conhecer os bastidores e a rotina profissional de diferentes áreas e compreender a importância do Zoo SP para a conservação da biodiversidade.

      Conheça os roteiros de visitas técnicas:

      – Manejo e Conservação de Fauna
      – Bem-estar Animal
      – Saúde animal
      – Nutrição e Alimentação Animal
      – Educação para Conservação
      – Gestão Ambiental

      3 horas

      Segunda a sexta-feira. Consulte horário disponível.

      Ensino universitário

      Agende a sua visita

        Formulário de interesse






        Pedido de agendamento feito com sucesso.


        Agora é só esperar o e-mail do nosso setor comercial, lá você pode
        confirmar o dia, consultar disponibilidade e ver as formas de pagamento
        disponíveis.

        Visitas personalizadas

        As visitas personalizadas são uma opção para estudantes que desejam realizar uma breve imersão no Zoológico ou no Jardim Botânico de São Paulo, especialmente para a realização de trabalhos escolares ou acadêmicos pontuais (no âmbito de alguma disciplina) de forma presencial (como entrevistas com algum de nossos profissionais, visita a área de bastidores para conhecer seu funcionamento, etc).

        Características da visita personalizada:

        • É um produto voltado para atendimentos individuais ou de pequenos grupos de estudantes (máximo de 10 participantes), com um objetivo específico;
        • Apresenta duração variável (no máximo 2 horas) e roteiros envolvendo as grandes áreas de atuação do Zoo SP (Veterinária, Biologia, Bem-estar Animal, Zootecnia, Gestão Ambiental e Educação para Conservação) e do Jardim Botânico SP;
        • O atendimento é realizado por técnicos ou educadores dos parques e o roteiro pode ser personalizado de acordo com os interesses do solicitante, mediante avaliação prévia da viabilidade pela área envolvida.

        Condições de agendamento e pagamento:

        • Exige agendamento prévio, com o envio de solicitação da instituição de ensino (em papel timbrado, assinada pelo responsável), apresentando o(s) estudante(s) e informando o objetivo da visita, com pelo menos 15 dias de antecedência da data pretendida;
        • É um produto pago (confirmação da visita mediante pagamento com 5 dias de antecedência da data pretendida) – porém os participantes podem ficar na área de visitação antes ou após o atendimento (desde que dentro do horário de funcionamento dos parques);
        • Para participar da visita, menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável (que também será pagante);
        • O agendamento deve ser feito exclusivamente pelo e-mail: visitatecnica@reservaparques.com.br

        ‌Não leve falta nas regras do Zoo SP, hein? 

        Regras Programa Reconecta – Visitas educativas para escolas e universidades

        Dos aspectos gerais do Programa Reconecta
        • As experiências educativas do Programa Reconecta são oferecidas para grupos de estudantes do Ensino Básico (Educação Infantil – a partir de 4 anos, Fundamental I e II e Médio) ao Ensino Superior.
        • Os roteiros educativos são realizados no Zoológico de São Paulo(Zoo SP) às segundas, quintas e sextas-feiras, e no Jardim Botânico de São Paulo (Jardim Botânico SP) às quintas e sextas-feiras, exceto feriados, no período da manhã ou da tarde.
        • As experiências educativas do Programa Reconecta atendem a um número mínimo de 15 e máximo de 50 participantes por horário, exceto a experiência Papo Animal (no Zoo SP), que pode atender aum grupo de até 150 participantes no mesmo horário.
        • Para os roteiros educativos das experiências Aventura Animal (noZoo SP) e Verde Perto (no Jardim Botânico SP), cada educador irá guiar um grupo de no máximo 25 alunos.
        Dos INGRESSOS
        • Para cada grupo de 10 (dez) alunos do Ensino Básico será concedida a isenção a 01 (um) professor/supervisor ou acompanhante. No caso de grupos de Ensino Superior será concedida a isenção a 01 (um)professor/supervisor ou acompanhante para cada grupo de 20(vinte) alunos. O número de professores/supervisores ou acompanhantes excedentes deverá realizar pagamento do ingresso específico da visita agendada no âmbito do Programa Reconecta.
        • Os ingressos dos roteiros educativos do Programa Reconecta são limitados ao Zoo SP e Jardim Botânico SP, não incluindo visita aoMundo dos Dinossauros e Safari SP.
        Das alterações, atrasos ou cancelamentos
        • A alteração do número de participantes e/ou da data da visita poderá ser realizada desde que seja comunicada à equipe de atendimento do Zoo SP e Jardim Botânico SP com até 5 (cinco) dias de antecedência da data prevista da visita.
        • As experiências educativas do Programa Reconecta têm tolerância de 30 (trinta) minutos de atraso para o seu início, sendo que nessas condições a visita poderá sofrer alterações. Caso a instituição exceda esse período (de 30 minutos), a visita educativa será cancelada e o grupo poderá realizar apenas a visita livre (sem mediação) ao parque, sem direito a reembolso do ingresso Reconecta.
        Das responsabilidades da instituição de ensino
        • Os professores/supervisores ou acompanhantes deverão acompanhar o grupo, de acordo com o regulamento pelo número de alunos (1 a cada 10 alunos do Ensino Básico ou 1 a cada 20 universitários), durante todo o período da visita educativa, sendo que o educador do Zoo SP ou do Jardim Botânico SP não seguirá a visita do seu grupo sem a presença de um professor responsável.
        • A responsabilidade pela conduta dos alunos e acompanhantes nas dependências do Zoo SP e do Jardim Botânico SP é exclusivamente da instituição de ensino. A instituição se responsabilizará por quaisquer danos que alunos, professores ou demais pessoas que acompanham o grupo vierem causar no Zoo SP e no Jardim Botânico SP. Na hipótese de danos, a instituição educacional deverá ressarcir os prejuízos causados.
        • A instituição de ensino deve estar ciente de todas as regras e condições do Programa e deverá enviar em formato digital, por e-mail, o Termo de Agendamento de Visita assinado pelo representante da instituição, no prazo de 05 (cinco) dias que antecedem a visita, como critério para efetivação do agendamento.
        • Posteriormente, na data do agendamento/visita, a instituição de ensino deverá trazer a via original do Termo de Agendamento deVisita.

        Anota aí! Checklist para preparar a turma para a visita 

        Verifique a indicação do local de entrada do grupo nas recomendações do agendamento.

        Chegue 15 minutos antes do horário da visita.

        Traga os bilhetes impressos.

        Não temos estacionamento especial para os ônibus. Caso queiram estacionar, os ônibus poderão acessar o estacionamento oficial do Zoo em frente à bilheteria principal. Para valor do estacionamento de ônibus, favor consultar previamente o site: www.zoologico.com.br

        Faça muitas fotos e leve memórias do Zoo SP, mas sempre sem flash.

        O Zoo SP possui banheiros, bebedouros e duas áreas reservadas para piquenique para trazer conforto para sua visita.

        Se encante e conheça os animais e flora, sem tocar neles para a segurança de todos.

        Não é permitido levar materiais do Zoo como: folhas, plantas, galhos, pedras, etc.

        Aqui no Zoo é proibido oferecer alimentos aos animais.

        Não esqueça de trazer com você todos os documentos obrigatórios para sua visita.

        Antes de fazer sua visita, não deixe de ler nossas regras de conduta.

        Fale com o zoo SP

        Ainda tem dúvidas sobre o programa reconecta? Manda e-mail pra gente.

        E-mail copiado para área de transferência